Rinoplastia
É a cirurgia de correção das deformidades ou desproporções nasais,tornando-o mais harmonioso e equilibrado com o restante da face. Pode ser associada com cirurgias para corrigir a função respiratória como septoplastia e turbinectomia (correção das conchas nasais)
Tipo de Anestesia: geral.
Tempo Cirúrgico: 2 a 3 horas.
Técnica Cirúrgica: abordagem aberta ou fechada dependendo do caso.
Período de Internacão:12 a 24 horas.
Pós-operatório: é comum ocorrer edema e equimose na face por cerca de 14 a 21 dias. Evitar calor e sol por 60 dias. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Assim é que, numa primeira fase (logo após a retirada do gesso, em torno o 7º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchaço) que vai diminuindo com o passar dos dias e que tende a se normalizar em torno do 6º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.
Curativo: fica com curativo de imobilização nasal por 7 dias e um tampão interno por 24 horas.
Resultado final: para desinchar totalmente leva 6 meses a 1 ano mas com 1 mês já nota-se a melhora da estética nasal.
Conclusão: A rinoplastia visa melhorar o desequilíbrio na relação entre o nariz e a face.Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, equilíbrio este que o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade dessa face. Cada caso é estudado minuciosamente, a fim de que se possa dar ao nariz a melhor forma possível, dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter.
O resultado de uma rinoplastia persiste por longo tempo. Após alguns anos, como em qualquer parte do organismo, poderão ocorrer algumas alterações morfológicas na região nasal.
|