Ginecomastia
Definicão: é o aumento do volume mamário no homem podendo ser as custas de glândula, gordura (pseudoginecomastia) e glândula com gordura.
Frequência: a maior incidência ocorre na puberdade entre 14 e 15 anos. Pode regredir espontaneamente ate os 18 anos em 90% dos casos. Na idade adulta após os 50 anos pode ocorrer um aumento das mamas as custas de um aumento de deposição de gordura ou por consequência de algumas doenças ou uso de medicações.
Pré-operatório: exames laboratoriais, Ultrassonografia de mamas e eletrocardiograma, rx de tórax.
Tipo de Anestesia: sedação com local ou sedação com peridural.
Técnica cirúrgica: retirada do tecido em excesso de glândula com gordura através de lipoaspiração da mama e/ou incisão periareolar.
Período de Internacão: 10 horas.
Tempo cirúrgico: 1 a 2 horas.
Pós-operatorio: recuperação tranquila, pouco dolorosa, leve desconforto e usando se houver necessidade analgésicos e anti-inflamatórios. Uso de colete compressivo por 30 dias e após esse período por mais 1 mês para dormir. Pode voltar ao trabalho após 5 dias de repouso. É normal ficar arroxeado e inchado na região mamária e regredindo em 21 dias a 30 dias. Pode ocorrer temporariamente perda de sensibilidade no local voltando gradativamente.
Resultado: a cicatriz fica inicialmente vermelha e em ate 1 ano clareia ficando pouco perceptível, dependendo da genética do paciente.
Considerações Fundamentais: A Ginecomastia afeta a qualidade de vida do paciente e a auto-estima pois passa a evitar trajes de banho e esportes em grupo, mantém postura curvada em cifose a fim de esconder as mamas e consequentemente passa a evitar o convívio social. Então a correção da ginecomastia torna-se fundamental pra resgatar a auto-estima e confiança desse individuo. |