Lipoaspiracão e Lipoescultura
Definicões:
Lipoaspiracão: é a retirada do acúmulo de gordura no tecido subcutâneo em diversas regiões do corpo através de uma canula conectada em um aparelho de sucção.
Lipoescultura: e a retirada da gordura localizada através da técnica da lipoaspiração e reutilização de forma asséptica dessa gordura para preencher ou remodelar áreas do corpo,sendo o mais comum o aumento e remodelação dos glúteos.A gordura injetada em algum local do corpo pode ser reabsorvida pelo organismo e assim é impossível prever o percentual de permanência dessa gordura em qualquer área do corpo.
Indicacão: pacientes com peso próximo do ideal que apresentam acúmulo de gordura em bdômen,culotes,flancos,dorso,bracos e coxas,que não diminuem com dieta e prática regular de atividade física,e que tenham uma boa qualidade de pele ,isto é,sem estrias e sem flacidez da pele.
Atencão: A lipoaspiração e a lipoescultura não estão indicadas em caso de obesidade,não são cirurgias emagrecedoras,são indicadas para retirada de gordura localizada.Em casos de obesidade a conduta é emagrecer.
Pré-operatório: realizar exames laboratoriais de sangue,eletrocardiograma e Rx de tórax; parar de fumar e suspender o anticoncepcional 30 dias antes da cirurgia.
Anestesia: Sedacão com local ou sedação com peridural.
Duracão da Cirurgia: 1 a 3 horas.
Técnica operatória:-incisões de 5mm a 8 mm;-infiltracão com solução de SF0,9% com adrenalina de 1:500.000;- lipoaspiro com aparelho de vibrolipoaspiracão.
Limites de Seguranca: 5% a 7% do peso corporal é o que pode ser retirado de gordura na lipoaspiração.
Pós-operatório: utilizar malha compressiva com almofada por 45 dias ,realizar drenagens linfáticas,repouso por 10 a 14 dias, seguir a prescrição médica.Pode haver uma dor leve que melhora com o uso de analgésicos.
Resultado Definitivo: 6 a 9 meses é o tempo necessário para ocorrer o total desinchaco.
Riscos da Lipoaspiracão/lipoescultura: Raramente a lipoaspiração traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Isto se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras. O perigo não é maior nem menor que qualquer outra cirurgia eletiva, ou mesmo uma viagem de avião ou de automóvel, e até o simples atravessar de uma rua. Entretanto, é importante levar em conta, que grandes volumes retirados poderão determinar riscos, tanto no ato operatório quanto no pós-operatório. É consenso, na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que o volume total de gordura a ser retirado por sessão, não ultrapasse a 5 a 7% do peso corporal.
Seguranca do paciente: cirurgia em hospital especializado em cirurgias plásticas e utilização de meias antitrombóticas e aparelho de compressão pneumática intermitente (massageador das pernas) minimizam os riscos de qualquer complicação. |